Trabalhando com boletos próprios
Boletos próprios podem ser usados quando o credor possui um convênio de cobrança bancária com taxas baixas e quer que a assessoria gere o boleto utilizando esse credenciamento. Logo, a assessoria ficará responsável por gerar o boleto, gerar o arquivo de remessa diariamente, fazer o upload do arquivo de remessa no site do banco para registrar os boletos, baixar o arquivo de retorno diariamente e processar o arquivo de retorno também diariamente.
Note que esse processo é bastante manual e trabalhoso, podendo gerar inconvenientes, tais como o esquecimento do registro dos boletos no banco, impedindo o pagamento do boleto ou esquecimento do processamento do arquivo de retorno, causando cobranças indevidas. Por isso, sua utilização é desencorajada. Para uma melhor gestão dos pagamentos, recomendamos a utilização de meios de pagamentos automáticos, como a Zoop e Pagar.Me. Com meios de pagamento automáticos, os boletos são gerados instantaneamente, registrados no banco na hora e as baixas são feitas automaticamente. Além disso, o repasse da comissão da assessoria ocorre no mesmo dia do pagamento do boleto!
Neste capítulo, falaremos sobre como utilizar boletos próprios no sistema Recuperador CRM.
O primeiro passo é permitir a gestão de boletos próprios no perfil da assessoria. Isso pode ser feito logado como administrador (assessoria) por meio do menu User > Perfil > aba Personalização. Mude o campo HABILITA BOLETOS PRÓPRIOS para Sim e clique em Salvar.
O segundo passo é modificar o meio de pagamento do credor para Boleto Próprio. Isso pode ser feito logado como administrador (assessoria) por meio do menu Cadastros > Credores > ícone Alt. (alterar) > aba Administrador. Mude o campo Meio de pagamento para Boleto próprio (gera o boleto na carteira do credor e a remessa) e clique em Salvar.
Dessa forma, toda vez que for gerado um acordo para esse credor, será impresso um boleto criado a partir da carteira de cobrança do credor no seu banco. Porém, o fato do boleto ser exibido não significa que ele poderá ser pago. O boleto somente poderá ser pago após o registro no banco e esse registro é feito enviando um arquivo de remessa para o banco. Esse procedimento deverá ser feito diariamente por meio do menu Cadastros > Credores > ícone Vis. (visualizar) em frente ao nome do credor desejado > botão Remessa.
Lista de remessas bancárias para registro de boletos no banco do credor
O cadastro de remessas permite a listagem, download e geração de arquivos de remessa bancária. A remessa se refere à remessa bancária da carteira de cobrança dos credores, ou seja, trata-se dos arquivos de remessa gerados pelo sistema para viabilizar a emissão de boletos próprios dos credores.
A remessa é parte fundamental do processo de trabalho com boleto próprio. Todos os boletos próprios gerados precisam ser enviados ao banco emissor para registro. Esse registro é feito por meio de um arquivo de remessa. Após a geração do arquivo de remessa, será necessário entrar no sistema do banco emissor e fazer o upload do arquivo de remessa. Esse procedimento deverá ser feito diariamente. Os boletos gerados que não forem enviados ao banco por meio do arquivo de remessa não poderão ser pagos pelos devedores e o banco acusará "Erro de Boleto Não Registrado".
Para gerar um arquivo de remessa, basta clicar em Adicionar, conferir a quantidade de boletos a serem gerados e confirmar. Ao término do processamento, será gerado um arquivo com a extensão .rem referente à remessa gerada