Negativação no SCPC CDL Porto Alegre

Revisão de 14h20min de 4 de dezembro de 2025 por Suporte (discussão | contribs)

Neste capítulo, falaremos sobre como negativar clientes no SCPC por meio da integração com o fornecedor CDL Porto Alegre.


Configuração inicial

Primeiramente, é necessário abrir uma conta no SCPC da CDL de Porto Alegre, cujo site é https://cdlpoa.com.br/.


Após o cadastro, deve-se habilitar a integração com o SCPC CDL Porto Alegre no perfil do administrador. Isso pode ser feito logado como administrador por meio do menu User > Perfil > SCPC (CDL POA). Mude o campo Habilita integração com SCPC via CDL Porto Alegre para Sim e clique em Salvar.


Perfil-scpc-cdl-poa.png

Configuração da integração com a negativação no SCPC via CDL de Porto Alegre no perfil do administrador


Em seguida, deve-se parametrizar a negativação em cada um dos credores que forem usar a integração. Esse procedimento é feito por meio do menu Cadastros > Credores > ícone alt. (alterar) em frente ao credor desejado > aba SCPC (CDL POA). Altere o campo Habilita integração com SCPC via CDL Porto Alegre para Sim, preencha todas as informações da aba e clique em Salvar.


CredorAbaScpcCdlPoa.png

Configuração da integração com a negativação no SCPC via CDL de Porto Alegre no cadastro do credor


Feito isso, será exibido o botão Negativação SCPC CDL POA na tela de negociações para consulta e exclusão manual de negativações. O caminho completo da tela é: menu Financeiro > Negociações > botão Negativação SCPC CDL POA.


Cadastro de negativações no SCPC CDL POA

O cadastro de negativações está disponível na tela de dívidas do cliente por menu Cadastros > Devedores > ícone Dív. (dívidas) em frente ao devedor desejado > ícone Neg. contrato SCPC em frente à dívida desejada. Este caminho é válido apenas para usuários logados como administrador. Consultores não podem acessar essa tela por questões de segurança, uma vez que cada negativação gera custos para a empresa. Conforme dito anteriormente, este cadastro somente será exibido se o parâmetro Habilita integração com SCPC via CDL Porto Alegre estiver ativado no perfil do administrador e no credor.


ListaDividasNegContratoScpc.png

Lista de dívidas do cliente com destaque para a coluna de negativação de contrato no SCPC


Note que o ícone de negativação apenas será exibido para parcelas não pagas e que ainda não foram negativadas no SCPC via CDL Porto Alegre. Se o contrato já tiver sido negativado, será exibida a mensagem "Contrato negativado" no lugar do ícone de negativação.


Para confirmar a negativação no SCPC via CDL Porto Alegre, confirme o valor e a data da compra, bem como alguns campos complementares, quando desejado e clique em Salvar. Após isso, será feita uma tentativa de comunicação com o servidor do fornecedor para inclusão na base de negativação do SCPC. Lembre-se que cada negativação envolve custos. Consulte a tabela de preços no site da CDL Porto Alegre.


FormularioNegativacaoScpcCdlPoaPf.png

Formulário de negativação no SCPC via CDL Porto Alegre


Consulta de negativações no SCPC CDL Porto Alegre

A consulta e exclusão manual de negativações pode ser feita por meio do menu Financeiro > Negociações > botão Negativação SCPC CDL POA. A tela inicial lista todas as negativações cadastradas e permite a visualização e exclusão de negativações por meio dos ícones Vis e Del respectivamente.


ListaNegativacoesScpcCdlPoa.png

Tela inicial da consulta de negativações


Você pode excluir uma negativação no SCPC CDL Porto Alegre por meio do ícone Del. (deletar) em frente à negativação desejada. Ao clicar em Del., clique em Salvar para finalizar a exclusão. Após isso, a baixa será enviada para a base do SCPC.


DelNegativacaoSerasaSoaWs.png

Tela do formulário de exclusão de negativações


Importante: normalmente, a exclusão de negativação manual não é muito utilizada, pois o sistema está programado para excluir automaticamente a negativação sempre que houver pagamento de alguma parcela de acordo que inclua a dívida negativada.


É possível consultar totalizadores de negativações por situação na base do Serasa. Isso pode ser feito por meio do menu Financeiro > Negociações > botão Negativação Serasa > botão Totalizador de neg. ativas.


TotalizadorNegativacaoSerasaSoaWs.png

Tela de totalizadores de negativações na base do Serasa


Note que no topo da tela há botões amarelos para consulta de totalizadores de acordo com as seguintes situações: ativas, baixadas, com erro, indisponíveis e pendentes.


Sugestão de negativações no Serasa

Na tela de configuração da integração com a negativação no Serasa por meio do SOA WebServices, presente no menu User > Perfil > aba Serasa (SOA WS), existe um campo chamado QUANTIDADE DE DIAS DE ATRASO PARA SUGESTÃO DE NEGATIVAÇÃO. Ele define a quantidade de dias de atraso das dívidas não pagas e sem acordo para sugestão de negativação. Dessa forma, será exibido um alerta de sugestão de negativação na tela de negociação sempre que uma dívida sem encaixar nessa condição de atraso. Assim, os consultores serão alertados durante a negociação e poderão sugerir a negativação do cliente para a gestão.


AvisoSugestaoNegativacaoSerasaSoaWs.png

Tela de negociação com destaque para o aviso de sugestão de negativação no Serasa


Além disso, é possível consultar um relatório de sugestões de negativação por meio do menu Financeiro > Negociações > botão Negativação Serasa > botão Sugestões para negativação.


ListaSugestaoNegativacaoSerasaSoaWs.png

Tela de sugestão de negativações de clientes


O relatório sugestões de negativação exibirá apenas os clientes que possuem atrasos superiores ao parâmetro de quantidade de dias de atraso para sugestão de negativação e que não possuem negativações ativas. É possível realizar filtros pelo nome do credor ou pelo CPF/CNPJ do cliente. Também, há ícones para negativar o cliente e para visualização de detalhes da dívida. Tais ações podem ser feitas pelos ícones Neg. Serasa e Vis. respectivamente.