Vendas (securitização)
Com o módulo de vendas, será possível gerar faturas rapidamente para pagamento automático por boleto ou cartão de crédito, sem a necessidade de um acordo. Isso é muito útil para securitização, viabilizando a cobrança de títulos não vencidos ou que não foram enviados para a cobrança extrajudicial.
Índice
- 1 Configuração inicial
- 2 Cadastro manual de vendas
- 3 Importador de vendas
- 4 API de vendas
- 5 Consulta de vendas como consultor
- 6 Relatório de pagamentos (vendas)
- 7 Relatório de receitas e despesas
- 8 Ajuste nas notificações automáticas para incluir tipos referentes às vendas
- 9 Parâmetro para exibir vendas no portal de negociação
Configuração inicial
O primeiro passo é habilitar o cadastro de vendas no perfil da assessoria. Isso pode ser feito logado como administrador (assessoria) por meio do menu User > Perfil > aba Personalização. Mude o campo HABILITA VENDAS para Sim e clique em Salvar.
Feito isso, será exibido o item Vendas dentro do menu Financeiro. É necessário sair do sistema e entrar novamente para atualizar a lista de itens do menu Financeiro após a habilitação do parâmetro. A tela Financeiro > Vendas permitirá acesso à visualização de vendas, bem como possibilitará exportações e acesso aos gráficos de receitas e inadimplências.
Tela da lista de vendas do financeiro
Cadastro manual de vendas
O cadastro de novas vendas pode ser feito por meio do botão Vendas presente na tela de detalhes do devedor. O caminho completo é Cadastros > Devedores > ícone vis. (visualizar) em frente ao devedor desejado > botão Vendas.
É importante destacar que esse botão somente será exibido se o parâmetro Habilita Vendas estiver marcado como Sim no perfil da assessoria. Somente o administrador ou gestores possuem acesso ao cadastro de novas vendas.
Tela de detalhes (visualização) do cadastro do devedor com destaque para o botão Vendas
A tela de vendas exibirá a lista de vendas do devedor e permitirá o cadastro de novas vendas, bem como ações sobre as vendas já cadastradas.
Utilize o botão Adicionar para cadastrar uma nova venda. O formulário é muito parecido com o formulário de Gerar Dívidas. Preencha os campos obrigatórios, ou seja, aqueles que possuem um asterisco na frente e clique em Salvar.
Formulário de cadastro de uma nova venda
Após finalizar o cadastro de uma nova venda, o sistema redirecionará para a tela vendas do devedor. Destaque para a coluna Link da fatura, que deve ser compartilhada com o devedor para viabilizar o pagamento.
Importador de vendas
API de vendas
Consulta de vendas como consultor
Relatório de pagamentos (vendas)
Relatório de receitas e despesas
Após cadastrar vendas, será possível conferir um relatório de receitas e despesas com filtros por período por meio do menu Financeiro > Relatório financeiro > botão Relatório de receitas e despesas. Este relatório exibirá as vendas pagas, parcelas de acordos pagas e contas a pagar pagas cujas datas de pagamento estiverem dentro do filtro aplicado.
Tela do relatório de receitas e despesas