Reparcelamento de acordos

Revisão de 13h53min de 21 de agosto de 2020 por Suporte (discussão | contribs)

O módulo de reparcelamento permite reparcelar parcelas de acordo a pedido dos clientes. O reparcelamento é útil quando o cliente já possui um acordo vigente e eventualmente perca o prazo de pagamento de uma das parcelas ou tenha dificuldades em cumprir as parcelas acordadas, necessitando de um novo acordo sobre as parcelas restantes daquele acordo anterior.


Exemplo: foi feito um acordo de 3 parcelas de R$ 500,00. O cliente pagou a primeira parcela, mas depois perdeu o vencimento da segunda parcela. Em contato com o cliente, o mesmo alegou que não consegue mais pagar uma parcela de R$ 500,00. Logo, ficou acordado que o valor restante (R$ 1.000,00) será reparcelado em 5x de R$ 200,00. Esse novo acordo (reparcelamento) poderá ser feito por meio do módulo de reparcelamentos, que será discutido neste capítulo.


Antes de utilizar este módulo, é necessário ativar o parâmetro Habilita Reparcelamento de Acordos no perfil da assessoria por meio do menu User > Perfil > aba Personalização. Mude o campo Habilita Reparcelamento de Acordos para Sim e clique em Salvar.


Além disso, é necessário ativar a permissão de reparcelamento no cadastro do credor. Isso pode ser feito por meio do menu Cadastros > Credores > ícone Alt. (alterar) em frente ao nome do credor > aba Parâmetros Globais. Mude o campo Habilita Reparcelamento de Acordos para Sim e clique em Salvar.


Dessa forma, sempre que o administrador da assessoria entrar na tela de detalhes de um acordo aguardando pagamento, será exibido um botão Reparcelar ou Reparcelamentos. O botão Reparcelar será exibido sempre que o acordo ainda não possuir nenhum reparcelamento. Se o acordo já possuir um ou mais reparcelamentos, então será exibido o botão Reparcelamentos.


A tela de detalhes do acordo pode ser acessada por meio do menu Cadastros > Devedores > ícone Aco. (acordos) em frente ao devedor desejado > ícone Vis. (visualizar) em frente ao acordo em questão.


DetalhesAcordoReparcelamento.png

Tela de detalhes do acordo com destaque para o botão Reparcelar


Você pode cadastrar um novo reparcelamento por meio do botão Reparcelar. Se você estiver na tela de Reparcelamentos, use o botão Adicionar para realizar um novo reparcelamento.


Ao clicar em Adicionar será necessário informar alguns dados. Atenção para os campos marcados com um “asteriso (*)”, pois são campos obrigatórios para permitir o cadastro do reparcelamento.


FormularioReparcelamento.png

Formulário de cadastro do reparcelamento de acordo


É importante destacar que nem todas as parcelas do acordo são elegíveis ao reparcelamento. Portanto, o formulário de reparcelamento somente exibirá as parcelas elegíveis. A primeira parcela nunca poderá entrar no reparcelamento. Neste caso, será necessário cancelar o acordo e realizar um novo acordo. Além disso, não será possível reparcelar parcelas cujo boleto já foi gerado. Neste caso, recomendamos a utilização do recurso de Limpeza de Transação para remoção do boleto. Após a limpeza da transação da parcela com boleto gerado, será possível prosseguir com o reparcelamento do acordo. Nesta documentação, temos um capítulo falando sobre o módulo de Limpeza de Transação.


Note que o formulário possui diversas opções de reparcelamento e se assemelha bastante ao formulário de cadastro de novo acordo. Por favor, leia com atenção as descrições de cada campo para configurar corretamente o reparcelamento. Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato com nosso suporte.


Clique no botão Salvar para confirmar o reparcelamento. Após clicar em Salvar, o sistema enviará um e-mail e SMS (se configurado) para o cliente com o link da fatura para pagamento.