Mudanças entre as edições de "Contas a receber"

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== Cadastros auxiliares ==
 
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Ao cadastrar uma conta a pagar, é possível informar uma forma de pagamento utilizada.  
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Ao cadastrar uma conta a receber, é possível informar uma forma de pagamento utilizada.  
  
  
O cadastro de formas de pagamento pode ser acessado por meio da tela '''Financeiro > Contas a receber > botão Formas de pagamentos'''. Após o término dos cadastros, elas poderão ser vinculados nas contas a receber, bem como utilizadas na tela inicial para buscas.
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O cadastro de formas de pagamento pode ser acessado por meio da tela '''Financeiro > Contas a receber > botão Formas de pagamentos'''. Após o término dos cadastros, elas poderão ser vinculadas nas contas a receber, bem como utilizadas na tela inicial para buscas.

Edição atual tal como às 16h32min de 22 de setembro de 2021

Neste capítulo, falaremos sobre como cadastrar contas a receber, seus cadastros auxiliares e sobre o relatório de receitas e despesas. Este cadastro é muito útil para quem deseja apurar a lucratividade da operação, pois permitirá a análise de receitas e despesas por período em uma única tela.


Configuração inicial

O primeiro passo é habilitar o cadastro de contas a receber no perfil da assessoria. Isso pode ser feito logado como administrador (assessoria) por meio do menu User > Perfil > aba Personalização. Mude o campo HABILITA CONTAS A RECEBER para Sim e clique em Salvar.


Feito isso, será exibido o item Contas a receber dentro do menu Financeiro. É necessário sair do sistema e entrar novamente para atualizar a lista de itens do menu Financeiro após a habilitação do parâmetro. A tela Financeiro > Contas a receber permitirá acesso à visualização de contas a receber, bem como possibilitará o cadastro de informações auxiliares (formas de pagamento).


Cadastro de contas a receber

O cadastro de contas a receber está disponível no menu Financeiro > Contas a receber de usuários logados como administrador da assessoria. Este cadastro somente será exibido se o parâmetro Habilita contas a receber estiver ativado para a assessoria.


A tela inicial lista todas as contas a receber não pagas e que já venceram ou vencem na data atual e permite o cadastro, alteração e exclusão de contas a receber.


ListaContasAReceber.png

Tela inicial do cadastro de contas a receber


Pode-se cadastrar uma nova conta a receber por meio do botão Adicionar. Ao clicar em Adicionar, será necessário informar a descrição, data de vencimento e o valor. Atenção para os campos que têm um * (asterisco) na frente, pois eles são obrigatórios. Clique em Salvar para finalizar o cadastro.


FormularioContasAReceber.png

Tela do formulário de cadastro de contas a receber


Marcando uma conta a receber como paga

Para definir uma conta a receber como paga, basta alterar o cadastro da conta a receber, informar a data de pagamento, modificar a situação para pago e salvar. O caminho completo da tela de alteração de uma conta a receber é Financeiro > Contas a receber > ícone alt. (alterar) em frente a conta a receber desejada.


AlteracaoContasAReceber.png

Tela do formulário de alteração de uma conta a receber com destaque para a data de pagamento e situação


Relatório de receitas e despesas

Após cadastrar contas a receber, será possível conferir um relatório de receitas e despesas com filtros por período por meio do menu Financeiro > Relatório financeiro > botão Relatório de receitas e despesas. Este relatório exibirá as parcelas de acordos pagas, vendas, contas a receber e contas a pagar pagas cujas datas de pagamento estiverem dentro do filtro aplicado.


RelatorioReceitasDespesas.png

Tela do relatório de receitas e despesas


Cadastros auxiliares

Ao cadastrar uma conta a receber, é possível informar uma forma de pagamento utilizada.


O cadastro de formas de pagamento pode ser acessado por meio da tela Financeiro > Contas a receber > botão Formas de pagamentos. Após o término dos cadastros, elas poderão ser vinculadas nas contas a receber, bem como utilizadas na tela inicial para buscas.