Mudanças entre as edições de "Asaas"

Linha 36: Linha 36:
  
  
Em caso de split, preencha o campo Wallet ID Asaas com o número da sua carteira no Asaas. Esse código fica em Minha Conta > Integrações por meio do seu acesso Asaas. Também, informe o Valor da taxa do boleto/PIX Asaas para que o sistema possa descontar o valor corretamente, caso o responsável pelo pagamento da taxa financeira do credor seja a taxa administrativa ou dos honorários da assessoria.
+
'''Em caso de split''', preencha o campo '''Wallet ID Asaas''' com o número da sua carteira no Asaas. Esse código fica em Minha Conta > Integrações por meio do seu acesso Asaas. Também, informe o '''Valor da taxa do boleto/PIX Asaas''' para que o sistema possa descontar o valor corretamente, caso o responsável pelo pagamento da taxa financeira do credor seja a taxa administrativa ou dos honorários da assessoria.
  
  
 
== Configuração dos credores ==
 
== Configuração dos credores ==
  
Deve-se alterar o cadastro de cada credor que utilizará a integração com o Asaas. Para isso, acesse o menu Cadastros > Credores > ícone alt. (alterar) em frente ao credor desejado > aba Administrador. No campo '''Meio de pagamento''' escolha '''Asaas'''.
+
Deve-se alterar o cadastro de cada credor que utilizará a integração com o Asaas. Para isso, acesse o menu Cadastros > Credores > ícone alt. (alterar) em frente ao credor desejado > aba Administrador. No campo '''Meio de pagamento''' escolha '''Asaas'''. Em seguida, altere o campo '''Cobrança Asaas''' para definir as formas de pagamento Assas liberadas para devedores deste credor. Ajuste o campo '''Utilizar split de pagamentos no Asaas''' de acordo com sua intenção para este credor e, caso você tenha liberado pagamentos por cartão de crédito, defina o parcelamento máximo permitido no campo '''Qtde. máxima de parcelas no cartão de crédito''' (atenção para as taxas do Asaas).  
  
 +
 +
Em caso de split ativado, vá até a aba Parâmetros Globais e defina quem será responsável pelo pagamento da taxa da transação (custo do boleto, pix ou cartão de crédito) no campo '''Responsável pelo pagamento da taxa financeira/sistema'''.
 +
 +
 +
Não esqueça de clicar em '''Salvar''' para confirmar as alterações.
  
  
 
[[Arquivo:Form-config-Asaas-credor-aba-adm.png | none | 900px]]
 
[[Arquivo:Form-config-Asaas-credor-aba-adm.png | none | 900px]]
 
''[[:imagem:Form-config-Asaas-credor-aba-adm.png| Tela de alteração do cadastro do credor na aba administrador]]''
 
''[[:imagem:Form-config-Asaas-credor-aba-adm.png| Tela de alteração do cadastro do credor na aba administrador]]''

Edição das 18h12min de 2 de junho de 2025

Neste capítulo, falaremos sobre como configurar a integração do Recuperador CRM com o meio de pagamento Asaas. Dessa forma, abordaremos a configuração com e sem split de pagamentos (regra de divisão de comissões automática).


Em resumo, o Asaas é uma empresa de meios de pagamento muito popular na cobrança, pois é de alta qualidade e confiabilidade. Além disso, é um produto de fácil contratação, possui excelentes taxas e fácil de usar. Com o Asaas, é possível receber pagamentos via boleto, cartão de crédito e PIX.


Uma das principais características da integração com o Asaas para empresas de cobrança é o fato dela permitir o split de pagamentos, que é regra de divisão dos valores recebidos. Em uma operação de cobrança terceirizada, é comum o recebimento de comissões pelos valores aprovados, que podem ser configurados no Recuperador CRM e repassados para o Asaas no momento da geração da transação. Isso então permite ao Asaas repassar o valor da comissão da assessoria na conta corrente da assessoria, repassar o valor do credor na conta corrente do credor e descontar o valor da transação (taxa do boleto por exemplo) em um dos dois repasses. Falaremos sobre split em mais detalhes no decorrer dessa documentação.


O Asaas é um banco digital e você terá um número de agência e conta corrente. Então, todos os boletos serão gerados em nome da sua empresa pelo banco Asaas e consequentemente serão liquidados nessa mesma conta Asaas, ou então serão gerados em nome de seu credor e liquidados na conta do credor no Asaas em caso de split. O acesso à plataforma do Asaas é muito importante para acompanhar os pagamentos (extratos) e eventualmente fazer transferências para uma conta corrente de outra instituição financeira. Dentro do Asaas, é possível realizar TEDs e também pagar contas, além de ter serviços complementares como consulta ao Serasa e envio de notas fiscais. Não existe repasse automático (saque automático) para outras instituições financeiras.


Contratando o Asaas

O primeiro passo é obter uma conta no Asaas por meio do site https://www.asaas.com. Após preencher o formulário de contato, converse com o gerente de contas e diga que é cliente Recuperador CRM para obter taxas promocionais da nossa parceria. Se você já é cliente Asaas, poderá manter seu acesso atual.


Após garantir seu acesso à plataforma Asaas, faça o envio de todos os documentos exigidos e certifique-se que o status de aprovação geral da conta está aprovado. Se a conta não estiver aprovada, não será possível gerar transações por meio da integração com o Recuperador CRM.


Configuração inicial

Para utilizar o módulo de integração com o Asaas é necessário ajustar alguns parâmetros em User > Perfil > aba Asaas com o login do administrador.


Form-config-Asaas-perfil-adm.png

Tela do perfil do administrador com foco na aba Asaas


Primeiro, altera o campo Habilita integração com o Asaas para Sim e em seguida informe a Chave API Asaas, que deverá ser gerada por meio da conta Asaas no meu Integrações > Chaves de API > Gerar Chave de API. Copie e cole a chave exatamente como foi gerada e salve.


Por fim, defina o campo Notificações desabilitadas no Asaas como Sim, caso não queira disparar mensagens de notificação por meio do Asaas. As notificações enviadas pelo Asaas estão sujeitas a tarifas. Consulte o comercial do Asaas para obter a lista de preços vigentes. Marque como Não para ativar o envio de notificações por meio do Asaas para os devedores. O cadastro do devedor no Asaas é criado ao gerar sua primeira transação e não permite alteração. Não esqueça de salvar o formulário após realizar as alterações.

Para a configuração sem split de pagamentos, deixe os campos Wallet ID Asaas em caso de split e Valor da taxa do boleto/PIX Asaas em caso de split em branco.


Em caso de split, preencha o campo Wallet ID Asaas com o número da sua carteira no Asaas. Esse código fica em Minha Conta > Integrações por meio do seu acesso Asaas. Também, informe o Valor da taxa do boleto/PIX Asaas para que o sistema possa descontar o valor corretamente, caso o responsável pelo pagamento da taxa financeira do credor seja a taxa administrativa ou dos honorários da assessoria.


Configuração dos credores

Deve-se alterar o cadastro de cada credor que utilizará a integração com o Asaas. Para isso, acesse o menu Cadastros > Credores > ícone alt. (alterar) em frente ao credor desejado > aba Administrador. No campo Meio de pagamento escolha Asaas. Em seguida, altere o campo Cobrança Asaas para definir as formas de pagamento Assas liberadas para devedores deste credor. Ajuste o campo Utilizar split de pagamentos no Asaas de acordo com sua intenção para este credor e, caso você tenha liberado pagamentos por cartão de crédito, defina o parcelamento máximo permitido no campo Qtde. máxima de parcelas no cartão de crédito (atenção para as taxas do Asaas).


Em caso de split ativado, vá até a aba Parâmetros Globais e defina quem será responsável pelo pagamento da taxa da transação (custo do boleto, pix ou cartão de crédito) no campo Responsável pelo pagamento da taxa financeira/sistema.


Não esqueça de clicar em Salvar para confirmar as alterações.


Form-config-Asaas-credor-aba-adm.png

Tela de alteração do cadastro do credor na aba administrador